Julio Cesar demonstra exemplo de boas práticas de outro munícipio e pede que Prefeitura amplie ações de combate à Covid-19

O vereador Julio Cesar (PL), seguindo protocolos de prevenção ao contágio de Covid-19, esteve em São Caetano do Sul, no Grande ABC, na última quarta-feira (6) para conhecer as medidas de enfrentamento da pandemia adotadas naquela cidade. Ele destacou que muitas das ações não têm custo elevado e servem de exemplo para São Carlos.

“É preciso que a administração municipal neste momento difícil siga bons exemplos em relação à gestão pública no combate ao novo coronavirus, exemplos de gestão eficiente, transparente, que valoriza o profissional de saúde, o servidor público, que cuida do cidadão e principalmente tem zelo pelo dinheiro público”, afirmou.

Chamou  a atenção do vereador a instalação de Estações de Higienização de mãos em pontos estratégicos da cidade, contando com água, sabão, papel e lixeira. para atender a população em áreas próximas a agências bancárias no centro da cidade. “Uma ação muito simples que pode salvar vidas, detendo a propagação do novo coronavírus”, observou.

TÚNEL DE DESINFECÇÃO – Outra ferramenta importante que constatou foi á ativação de Túneis de Desinfecção individual equipados com microaspersores, que pulverizam solução natural desenvolvida em conjunto com o Instituto Adolfo Lutz, e com eficácia comprovada contra microorganismos. Eliminam até 99,9% dos germes e bactérias. Para tanto, deve entrar uma pessoa por vez, e permanecer no espaço por 15 segundos.

O Túnel de Desinfecção é mais uma ação pioneira no enfrentamento ao coronavírus. Um produto biológico, natural, registrado pela Anvisa, que, além de eliminar germes e bactérias, é atóxico, ou seja: não agride pele, olhos, boca, narinas e nenhuma outra parte do corpo.

“O bom gestor que tem visão implanta esse tipo de equipamento em sua cidade para proteger os cidadãos; uma medida que depende apenas da boa vontade do administrador público”, comentou Julio Cesar.

Outro bom exemplo que verificou diz respeito ao aproveitamento de equipamentos públicos de saúde como ocorre com o Hospital de Campanha instalado pela Prefeitura de São Caetano do Sul que aproveitou a estrutura de um antigo hospital realizando investimentos para agilizar sua utilização. O Hospital de Campanha garante o isolamento necessário dos pacientes infectados pelo coronavírus, configurando-se em uma estratégia fundamental para a contenção da disseminação do vírus e para o atendimento mais adequado às pessoas com covid-19.

Após a pandemia, o local ficará disponível à população, melhorando o acesso ao atendimento médico. “Isso é investimento de verdade na saúde pública”.

O vereador são-carlense fez referência a outro “exemplo que faz diferença”, a concessão de uma gratificação, além do salário mensal a 600 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, por estarem no grupo de risco da doença. “Infelizmente, em São Carlos até as horas extras trabalhadas os profissionais de saúde estão com dificuldade de receber”.

DRIVE THRU DA TESTAGEM –  Também mereceu destaque durante a visita de Julio Cesar a existência na cidade do Grande ABC, do Drive Thru da Testagem Rápida Contra a Covid-19. De início os testes foram feitos em comerciantes e comerciários da cidade, a fim de que uma eventual retomada das atividades comerciais se dê com base em números reais, não fictícios.  Os testes são feitos em duas pessoas por veículo e o resultado é enviado ao Ministério da Saúde. Numa etapa seguinte,além de comerciantes e comerciários, foram testados trabalhadores do segmento de beleza e estética, motoristas de aplicativos, taxistas e, também, motoristas de transporte escolar.

 Outra ação é a distribuição em domicílio de máscaras de tecido e álcool gel a moradores que não têm possibilidade de adquirir esses produtos. Além disso, são realizados testes também por meio do Programa de Testagem Domiciliar de Covid-19.

 “Aqui em São Carlos nós temos uma lei municipal que determina a entrega de medicamentos em domicílio para idosos e deficientes, mas nem isso funciona”, lamentou Julio Cesar. “Em São Caetano do Sul as equipes vão às casas e fazem testes. Qual o objetivo? Cuidar da saúde das pessoas; é isso o que a gente espera que aconteça em São Carlos: que sejam adotadas medidas com custo relativamente baixo, estímulo à participação de voluntários, pessoas comprometidas em ajudar umas às outras e nessa união fazer a diferença”.

“Com um drive thru de testes de Covid-19 funcionando o tempo todo, logo toda a cidade será testada; este é o exemplo que a gente deve seguir”, ressaltou  Julio Cesar. “É preciso que haja vontade política e determinação da administração pública para adotar ações eficientes que auxiliam na proteção da população e na contenção da Covid-19”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *