Julio Cesar pede informações sobre contratação de farmacêuticos e técnicos em farmácia para a rede municipal de saúde

O vereador Julio Cesar (DEM) protocolou, na Câmara Municipal, na última quarta-feira (28), requerimento solicitando à Prefeitura informações e providências sobre a criação do cargo técnico em farmácia e a contratação de mais farmacêuticos na rede municipal de saúde. Julio afirma que há deficiência no processo de distribuição de medicamentos da rede municipal de saúde e indica medidas para resolver tal problema.

Segundo o parlamentar, em unidades de saúde onde existe a distribuição para a população de psicotrópicos ou medicamentos de uso controlado (conforme resolução do COREN nº 311 de 17 de fevereiro de 2007) profissionais da área de enfermagem não podem realizar esse procedimento. “De acordo com a resolução, esses profissionais não possuem capacitação para dispensação de medicamentos, sendo assim, há a urgente necessidade de contratação de farmacêuticos para executarem a atividade”, comentou.

Julio Cesar indica que há necessidade de criação do cargo técnico em farmácia e, por consequência, a contratação desses profissionais para todas as unidades dispensadoras de medicamentos, para colaborar sob supervisão e orientação do farmacêutico, nos processos de assistência farmacêutica por meio do atendimento ao munícipe e promoção da saúde. Além da contratação de mais farmacêuticos na rede municipal de saúde onde possuem unidades dispensadoras de medicamentos pertencentes a portaria MS 344/98, uma vez que hoje há número insuficiente de profissionais para atender as demandas dessas unidades.

No documento, Julio Cesar questiona a Administração Municipal sobre quais medidas estão sendo tomadas para suprir a deficiência na rede de saúde e, também, se existe prazo para abertura de concurso público em que esses profissionais estejam relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *